Qual a diferença entre renda fixa e renda variável?

Quem pensa que o mundo dos investimentos gira, apenas, em torno do mercado de ações e da poupança se engana. Existem diferentes modalidades de investimentos no mercado financeiro, mas há dois tipos que abrangem os demais, conhecidos como investimentos em renda fixa e investimentos em renda variável. Conheça, agora, a diferença entre eles:

O que é renda fixa? 

De forma simplificada, a renda fixa é a forma de investimento em que os rendimentos, ou seja, a valorização do dinheiro aplicado já são definidos no ato da contratação. Após o período contratado, o capital investido é devolvido, acrescido dos juros acordados. Os títulos públicos e privados de renda fixa têm duas principais formas de remuneração:
Pré-Fixados: A rentabilidade do título é definida no momento da aplicação em taxa de retorno anual (ex.: 11% ao ano);
Pós-Fixados: São títulos que sempre estarão atrelados a um indexador. Os mais comuns são os títulos atrelados ao CDI e IPCA. Como os indexadores não são fixos (como os pré-fixados), não é possível saber exatamente o quanto vai render. Mesmo assim, como a porcentagem de rendimento sobre o indexador já são conhecidos no ato da aplicação, é possível fazer o acompanhamento de quanto ele está rendendo todos os meses. Ex: Considerando um CDI de 4% a.a, um investimento pós-fixado que paga 100% do CDI vai render 4% a.a. Se fosse 120%, seria 4,8% e assim por diante.
São exemplos de investimentos em renda fixa: Títulos públicos (Tesouro Direto), Certificados de Depósito Bancário (CDB), Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), Debêntures e outros. 

O que é renda variável?

Diferentemente da renda fixa, a renda variável é uma forma de investimento em que a rentabilidade/valorização do dinheiro aplicado não são pré-definidos. O mercado de ações é o exemplo mais clássico dessa aplicação, uma vez que os preços dos ativos mudam com frequência. 
Como ao comprar ações de uma companhia, o investidor torna-se sócio dela, seu lucro vai depender da saúde financeira dessa empresa, mas também de outros fundamentos e, às vezes, até de questões políticas. Isso significa que os valores podem ser maiores ou menores conforme o desempenho da instituição, evidenciando a volatilidade do mercado.
No entanto, com bons métodos e critérios diante de avaliações coerentes e diversificações, a renda variável pode proporcionar retornos superiores aos da renda fixa, ainda que a oscilação ofereça maior risco a este investimento. 
Além do famoso mercado de ações, os fundos imobiliários também é um exemplo de renda variável em que o investidor adquire uma cota de um imóvel e passa a lucrar com o seu aluguel. Compõem ainda este tipo de investimento: Fundos de ações, Derivativos e Forex.
Basicamente, as principais diferenças entre renda fixa e renda variável são os riscos do investimento e o pré conhecimento de quanto irá rentabilizar ao fim do prazo escolhido para sua aplicação. 
Qual a diferença entre renda fixa e renda variável? Qual a diferença entre renda fixa e renda variável?

Notice: Undefined variable: mediaRating in /var/www/html/contaespecialista.com.br/app/views/blog-geral.php on line 265
estrelas - "Qual a diferença entre renda fixa e renda variável?"