Conheça o PIX, a nova forma de movimentar seu dinheiro

Você já deve ter reparado que o assunto do momento é o PIX. Basta abrir um portal de notícias ou sua rede social, para algum post ou chamada sobre o tema. Mas você já entendeu o que de fato é o PIX?
Em fevereiro de 2020, o Banco Central anunciou uma nova forma de transferência com a promessa de trazer mais agilidade e segurança para as transações financeiras. Nascia ali o PIX, com previsão de lançamento para novembro deste ano.

O que é PIX?

PIX é uma forma de pagamento instantâneo, em que o dinheiro é transferido em até 10 segundos, trazendo muito conforto e rapidez para qualquer transação realizada com ele. Além disso as transferências poderão ser realizadas todos os dias da semana e em qualquer horário. Ou seja, chega de esperar o horário bancário para transferir ou receber.

PIX é pagamento ou transferências?

São os dois. Será possível realizar transferências entre bancos de pessoa para pessoa assim como fazer compras de produtos e serviços nas lojas que estiverem preparadas para isso.

Como o PIX funciona

Será possível utilizar o PIX de diversas formas, sempre iniciando pelo aplicativo do seu banco. Nele você escolherá se irá pagar ou receber pelo PIX.

QR Code Estático

Basta fazer a leitura do QR Code Estático disponível pelo recebedor para realizar a transação.

QR Code Dinâmico

Para o comprador, a dinâmica não muda, basta fazer a leitura do QR Code disponível pelo recebedor para realizar a transação.
Para o recebedor, deverá gerar um QR Code para cada venda que for realizar, no celular ou maquininha preparada para o PIX, para a transação que será realizada. Basta fazer a leitura para realizar o pagamento.

Chave de endereçamento

Cada usuário do PIX poderá ter até 4 chaves únicas cadastradas. Com elas, as transações ficarão mais rápidas e seguras. Acessando o aplicativo do seu banco, insira a chave para onde deseja transferir o dinheiro e pronto. Num piscar de olhos o dinheiro estará na conta associada à chave do recebedor.

Aproximação

Em dispositivos compatíveis, basta selecionar a forma de transação no aplicativo e encostar o celular na maquininha ou celular do recebedor.

Preenchimento manual

Basta inserir os dados da conta do recebedor, assim como é feito quando se realiza uma transferência por DOC ou TED.

Vantagens do PIX

Para pagadores

  • agilidade
  • competitividade
  • gratuito
  • prático; você usa apenas sua chave que pode ser o seu CPF
  • facilidade para transferir dinheiro e realizar pagamentos

Para recebedores

  • custo menor em relação a outros meios
  • recursos na conta imediatamente
  • facilidade de automatização e conciliação de pagamentos
  • facilidade e rapidez no checkout

PIX é seguro?

Além de trazer rapidez e praticidade, o PIX foi desenvolvido para diminuir as ocorrências de fraudes existentes nos outros meios de pagamentos. Ele possui segurança completa da informação e das transações realizadas por ele.

Acompanhe o PIX aqui no Bmg!

A conta digital gratuita já está sendo preparada para oferecer mais essa vantagem para todos os clientes. Se quiser acompanhar as novidades de perto e já aproveitar todas as vantagens gratuitas da conta digital Bmg, abra sua conta agora.

Conheça o PIX, a nova forma de movimentar seu dinheiro Conheça o PIX, a nova forma de movimentar seu dinheiro

Notice: Undefined variable: mediaRating in /var/www/html/contaespecialista.com.br/app/views/blog-geral.php on line 261
estrelas - "Conheça o PIX, a nova forma de movimentar seu dinheiro"