5 hábitos saudáveis que melhoram as finanças

Você sabia que simples hábitos sustentáveis são capazes de impactar positivamente suas finanças? Conta de energia elétrica, roupas de segunda mão e muitas outras ações podem reduzir seus gastos e, ainda, contribuir com a saúde do meio ambiente. Confira boas dicas para colocar em prática a partir de hoje:

Seja consciente com a eletricidade

Muitos eletrodomésticos apresentam o Selo Procel que aponta melhores níveis de eficiência energética, resultando em economia na conta de energia. Além desse cuidado na hora de escolher e comprar seus aparelhos, repensar a forma como a energia é consumida dentro de casa é cada vez mais necessário.
Desligar o computador ao terminar de usar, apagar a luz quando sair do cômodo e retirar a televisão da tomada, por exemplo, são ações simples que podem impactar positivamente na conta de luz e, também, no meio ambiente

Reduza o tempo no banho

A água é um recurso precioso que merece nossa atenção. Observar e reduzir o tempo no banho é muito importante para diminuir custos na conta e para o próprio meio ambiente. Um recente estudo desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil alerta que quase 40% da água tratada no Brasil é desperdiçada.
No mesmo sentido, e também ligado ao consumo de energia que destacamos a pouco, prefira a lavagem de louça na forma tradicional, evitando o uso da máquina de lavar louças, sempre que possível. O meio ambiente agradece e as contas de água e energia chegarão mais baixas.

Priorize roupas de brechós

Existe um conceito que classifica o consumo excessivo e o descarte de roupas, conhecido como “Fast Fashion”. O consumo de roupas cresce a cada ano ao redor do mundo, no entanto, é preciso saber também que o aumento da produção têxtil causa muitos problemas ambientais
Portanto, um caminho interessante para o meio ambiente, e também para seu bolso, por ser comumente mais barato, é a compra de roupas em brechós ou feiras/sites/redes sociais de desapegos. Outra opção para quem tem mais disposição e criatividade é personalizar e reciclar as suas roupas antigas para que ganhem um novo aspecto.

Abra espaço para os livros digitais

Outra forma de auxiliar o meio ambiente e ainda economizar é abrir espaço para o hábito da leitura de livros digitais. Ainda que muitas pessoas prefiram o papel e o contato com livros físicos, as publicações digitais têm muitas vantagens: ocupa menos espaço (basta apenas um dispositivo de leitura para armazenamento), tem um preço menor quando comparado com obras impressas e, ainda, reduzem o impacto na natureza.
Um estudo desenvolvido pelo grupo americano Cleantech, mostrou que  os ebooks ajudam no impacto ambiental provocado pela indústria editorial, evitando a emissão de 168 Kg de CO2, correspondendo à fabricação e distribuição de 22,5 livros.

Ande menos de carro

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ter um carro não é investimento. Ao sair da concessionária, o carro zero km perde cerca de 20% do valor de compra. Na sequência, os três primeiros anos configura o período de maior desvalorização do automóvel. Além disso, vale lembrar dos gastos com combustível, seguro e manutenções.
Portanto usar menos, ou até mesmo vendê-lo, garante economia para seu bolso e contribui com menor emissão de Monóxido de Carbono (CO), Dióxido de enxofre (SO2), Aldeídos (CHO), Óxidos de nitrogênio (NOx) e outros gases na atmosfera. Entre as alternativas para quem deseja mudar de hábito, se destacam: priorizar o transporte público, o home office, as bikes e os veículos de aplicativo. 
5 hábitos saudáveis que melhoram as finanças 5 hábitos saudáveis que melhoram as finanças

Notice: Undefined variable: mediaRating in /var/www/html/contaespecialista.com.br/app/views/blog-geral.php on line 261
estrelas - "5 hábitos saudáveis que melhoram as finanças"