5 atitudes para uma vida financeira verdadeiramente saudável

O que é ter uma vida financeira saudável para você? Muitas pessoas acreditam que ter as contas em dia é sinônimo de vida financeira saudável. É claro que isso também faz parte, mas não se resume a esse ponto.
Se você não faz ideia de como está a saúde do seu bolso, veja essas dicas para começar a cuidar dela o quanto antes.

Seja organizado

Vamos começar pelo básico: organização. Para ter uma vida financeira saudável, ela precisa estar organizada. Não tem como saber o que se passa na sua vida financeira se ela está de cabeça para baixo. É necessário que você tenha controle sobre o seu orçamento e saber o quanto entra e quanto sai todos os meses.

Tenha as contas em dia

Ter as contas em dia não significa que você não tem pendências, mas que elas são pagas respeitando o prazo estabelecido. Se sua dívida é parcelada e o valor cabe no seu orçamento mensal, está tudo sob controle. O que não é ideal, é que você tenha dívidas em atraso, e para isso é recomendado que você faça uma negociação da sua dívida. 

Saiba quando (e quanto) gastar

Você pode, e deve, gastar o seu dinheiro com coisas que você gosta. Atenção, isso não é um aval para sair gastando todo o seu salário. Mas é importante que você saiba que o equilíbrio faz parte de tudo, e que no seu planejamento financeiro, você deve reservar uma parte do seu dinheiro para o lazer. Contudo, é importante ter disciplina e saber quando gastar, evitando compras por impulso. 
Construa uma reserva de emergência
É importante estar preparado para os imprevistos e fazer uma reserva de emergência é a melhor saída. Vá construindo aos poucos, a cada mês você deposita uma quantia que não vai impactar dão drasticamente no seu orçamento mensal. E lembre-se, a reserva deve ficar em um local de fácil acesso para você, e deve ser usada somente quando existe uma emergência.

Comece a investir

Você sabia que para começar a investir você não precisa de muito dinheiro? Hoje em dia é possível aplicar somente 30 reais em títulos do Tesouro Direto e 100 reais em CDBs. Por isso, vale a pena estudar, traçar metas futuras e começar a investir, mesmo aos poucos, para mudar de vida e ter as finanças realmente saudáveis.
E então, sua vida financeira está ou não bem de saúde? Se você já coloca em prática alguma dessas dicas, continue, porque está no caminho certo. Caso contrário, é bom repensar suas atitudes e começar a cuidar do seu bolso o quanto antes.
5 atitudes para uma vida financeira verdadeiramente saudável 5 atitudes para uma vida financeira verdadeiramente saudável

Notice: Undefined variable: mediaRating in /var/www/html/contaespecialista.com.br/app/views/blog-geral.php on line 265
estrelas - "5 atitudes para uma vida financeira verdadeiramente saudável"