Poupar dinheiro não é mágica, veja como economizar dinheiro

Para comemorar o dia do mágico, que acontece dia 31 de janeiro, vamos mostrar que não existe magia para começar a poupar seu dinheiro.

Para começar a economizar não precisa de mágica

Para mudar sua rotina e começar a economizar dinheiro será necessário criar um planejamento financeiro, manter atualizada uma planilha de controle de gastos e definir quais são os objetivos para suas economias.

Planejamento financeiro

Um bom planejamento financeiro é essencial para entender a sua situação financeira atual. Com ele você terá uma visão clara do dinheiro que entra e sai da sua conta, e saberá também o que resta para você economizar.

Planilha de controle de gastos

Numa planilha no computador ou até mesmo no seu caderno, separe em colunas a sua renda, os gastos mensais fixos, como aluguel, água e luz, e os gastos pontuais, como restaurantes, passeios e viagens.
Você pode criar uma planilha de controle de gastos simples ou buscar outras formas já criadas para utilizar, como por exemplo o app Organizze, que tem funcionalidades gratuitas e pagas para ajudar no controle do seu dinheiro. O importante é sempre alimentar a sua planilha com os gastos e entradas do dia e começar a entender, e controlar, para onde está indo o seu dinheiro.

Tenha um objetivo para economizar

Poupar dinheiro é um exercício diário que precisa de constante motivação. Ter objetivos claros e bem definidos em mente podem ajudar em muitas decisões de compra.
Quando falamos em objetivos financeiros, separamos em 3 categorias: curto, médio e longo prazo. Curto prazo são objetivos mais imediatos, que você pretende realizar em até 1 ano. Metas de médio prazo são aquelas que existe um prazo maior para a realização, que fique entre 1 e 5 anos. Para pensar em objetivos de longo prazo tenha em mente o que você gostaria de realizar num futuro, como por exemplo ter um reforço para aposentadoria ou se preparar para a faculdade.
Com esse foco no que você deseja realizar ficará mais fácil economizar dinheiro, mas ainda será preciso dedicação e paciência. Se ficar na dúvida, basta se perguntar 4 coisas que vão ajudar na sua decisão.

4 Perguntas mágicas para te ajudar a economizar

Preciso comprar isso? - Muitas decisões de compra são tomadas por impulso e não refletem uma real necessidade no momento.
Posso comprar? - Realizar essa compra vai mexer com o seu orçamento mensal ou até mesmo gerar uma dívida evitável? Se for pesar no bolso é melhor economizar.
Encontro mais barato? - Faça uma pesquisa antes de finalizar a compra, Muitas vezes é possível esperar uma promoção ou encontrar um produto similar com preço melhor.
Vou me distanciar dos meus objetivos? - Na hora de decidir por comprar, avalie o quanto essa economia poderia ajudar na realização dos seus objetivos.
Economizar é um exercício diário e o primeiro passo para criar uma cultura de investidor. Tenha foco e em pouco tempo seus objetivos se tornarão em realidade.
Poupar dinheiro não é mágica, veja como economizar dinheiro Poupar dinheiro não é mágica, veja como economizar dinheiro

Notice: Undefined variable: mediaRating in /var/www/html/contaespecialista.com.br/app/views/blog-geral.php on line 261
estrelas - "Poupar dinheiro não é mágica, veja como economizar dinheiro"