Cuide da sua vida financeira com uma simples organização

Muitas vezes nos vemos perdidos em boletos e contas a pagar e nos questionamos como a situação chegou a esse ponto. A resposta é simples: organização financeira.
Esse é um assunto complicado na vida de muitos brasileiros, mas que quando analisado com paciência e foco na mudança, pode trazer melhorias no dia a dia e no bolso. Não precisa ser um estudioso de finanças para começar, basta ter a vontade de aprender e disposição para realizar alguns sacrifícios.
Uma boa forma de iniciar é entender os métodos usados por outras pessoas para organizar as finanças e encontrar a que melhor se adapta ao seu estilo de vida.

Planilha de Organização Financeira

Anotar e controlar seus ganhos e custos é essencial para começar a sua transformação financeira, seja apenas para ter mais controle ou para iniciar uma cultura de investimentos.
Você pode criar sua própria planilha de organização financeira ou utilizar alguma que você já encontrou. Nela você vai anotar quais são os seus ganhos do mês, como salário, bicos e outras fontes de renda extra, quais são seus gastos fixos, como aluguel, luz, água e também deixar um espaço para gastos ocasionais, como um jantar, uma viagem ou qualquer imprevisto.
A cada mês você terá uma organização financeira melhorada, acompanhando o destino do seu dinheiro e conseguirá definir as suas prioridades financeiras.

Método dos Envelopes

O método dos envelopes para atingir o controle financeiro é antigo mais ainda muito eficiente. Para esse método você vai precisar de um lugar para armazenar seus comprovantes. Na metodologia original, eram usados os envelopes, mas você pode usar bolsinhas, potes vazios ou uma pasta com divisórias.
Nesses envelopes, ou o lugar que você escolher, escreva o destino que você dará ao dinheiro, como, por exemplo, moradia, mercado, transporte, escola, pagamento de dívidas. Separe um para reserva emergencial e outro para investimentos.
Com um lápis, anote em cada um dos envelopes o valor que você acredita que gastará no mês em cada um dos itens. No primeiro mês você não utilizará os envelopes de reserva emergencial e investimentos.
Conforme os gastos forem acontecendo, junte os comprovantes das contas nos envelopes correspondentes. Se pagou o  aluguel, o comprovante vai no envelope de moradia. Abasteceu o carro, guarde o comprovante no envelope de transporte.
No fim do mês, abra os envelopes, some todos os recibos e compare com o valor que você anotou no começo. Esse método ajuda a perceber que muitas vezes consideramos um valor menor do que o realmente gasto.
Anote os valores numa planilha ou caderno e comece novamente o mês seguinte, fazendo ajustes no orçamento para sobrar algum valor que seja destinado aos envelopes de reserva emergencial e investimento. Você pode colocar o dinheiro dentro do envelope ou utilizar uma conta digital gratuita para armazenar. Lembre-se de anotar os valores e guardá-los dentro do envelope.

Método 50 30 20

Outro método simples e popular de organizar suas finanças é o 50 30 20, que basicamente é criar um limite de gastos para 3 principais áreas da sua vida financeira: 50% em gastos essenciais, 30% em gastos variáveis e 20% para prioridades financeiras.
Gastos essenciais são aqueles necessários para manter o seu atual estilo de vida. Nele você irá considerar o aluguel, prestações de um imóvel, mercado, alimentação e aquilo que você julgar essencial. Nessa categoria é onde está concentrada a maior parte dos seus gastos, por isso 50% da sua renda deve ser destinada aqui.
Em gastos variáveis você considerará as despesas mais pessoais e voluntárias, como jantares, idas ao cinema, uma viagem ou até mesmo a troca do aparelho celular. Essas despesas variam muito de mês a mês, por isso se torna a mais fácil de perder o controle. 
Prioridades financeiras é a categoria que olha para o seu futuro. Nela você irá colocar os valores para planejar seus investimentos, criar uma reserva emergencial ou planejar um reforço para a aposentadoria.

Organização Financeira

Independente do método que escolher, o importante é ter foco e persistência até começar a ver resultados. Para ajudar com a sua planilha de organização financeira, você pode utilizar a conta digital gratuita, pois nela você poderá acompanhar seus ganhos e gastos através do extrato da sua conta.

Cuide da sua vida financeira com uma simples organização Cuide da sua vida financeira com uma simples organização

Notice: Undefined variable: mediaRating in /var/www/html/contaespecialista.com.br/app/views/blog-geral.php on line 265
estrelas - "Cuide da sua vida financeira com uma simples organização"