5 cuidados essenciais ao contratar um cartão de crédito

O cartão de crédito é o produto bancário mais conhecido dos brasileiros. De acordo com o Indicador de Uso do Crédito, em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 37% da população nacional usou o cartão de crédito como principal forma de pagamento em 2019.
Justamente devido a este grande volume de uso somado às altas taxas de juros, parte dos brasileiros enfrentam, ou já vivenciaram, uma situação delicada financeiramente por causa do cartão. Entenda quais são os principais cuidados a serem tomados ao contratar um cartão de crédito:
1. Escolha um cartão sem tarifas. Durante muitos anos, a anuidade foi uma taxa considerada inseparável ao uso do cartão. No entanto, com a chegada das contas digitais, os cartões sem taxas extras ganharam o mercado e a preferência de muitos consumidores. Por que pagar anuidade se você pode ter um cartão sem tarifas
2. Saiba o quanto pode gastar. Não, o limite do seu cartão de crédito não significa que você pode gastar tudo. O principal erro de quem possui dívidas com cartão de crédito é não saber, de fato, o quanto do salário pode ser destinado ao pagamento de faturas. E essa é uma análise que só você pode fazer: quanto do seu orçamento mensal pode ser destinado ao consumo do cartão de crédito? Especialistas indicam, por exemplo, que utilizar até 30% da renda como limite do cartão de crédito é uma média segura. Portanto, avalie. 
3. Fuja de muitos cartões. Pode até parecer exagero, mas ter mais de um cartão pode comprometer a saúde da sua vida financeira rapidamente. Isso porque, em algum momento, você passará a usar mais de um e o seu orçamento deverá ser capaz de cobrir os gastos de dois cartões, normalmente usados para propósitos diferentes. Portanto, busque concentrar todos os gastos em um único cartão.
4. Priorize o pagamento total da fatura. Com planejamento financeiro, pagar o total da fatura não será um problema. O problema começa quando apenas o valor mínimo é pago. Nesse momento, você entra no rotativo do cartão de crédito. Com a nova regra do Banco Central, quando o cliente entra no rotativo, os juros só podem correr por até 30 dias. Após esse período, uma nova forma de pagamento é oferecida, desta vez parcelada, e com taxas congeladas. Mas, mesmo assim, pagar o total da fatura é sempre mais seguro e saudável para seu bolso.
5. Renegocie sua dívida rapidamente. Ao se deparar com uma fatura que não dá para pagar, procure uma forma de negociação com a instituição financeira. Isso porque, os juros que incorrem sobre o atraso do cartão de crédito é um dos maiores do mercado financeiro, e se você aguardar o próximo mês, por exemplo, a fatura já mostrará valores ainda maiores, comprometendo totalmente sua vida financeira. 
5 cuidados essenciais ao contratar um cartão de crédito 5 cuidados essenciais ao contratar um cartão de crédito

Notice: Undefined variable: mediaRating in /var/www/html/contaespecialista.com.br/app/views/blog-geral.php on line 261
estrelas - "5 cuidados essenciais ao contratar um cartão de crédito"